GUIOMAR DE PAIVA BRANDÃO
( BRASIL – MINAS GERAIS )
Guiomar de Paiva Brandão é natural de Caxambu, reside em São Lourenço, Sul de Minas Gerais. Filha de José Capistrano de Paiva Filho e Maria de Lourdes Mendes Paiva é casada com Augusto Brandão e tem quatro filhos, Daniel, Tatiana, Thais e André Augusto. Desde muito cedo escreve poemas para adultos, contos e poemas para crianças. Possui vários livros infantis, e inúmeras poesias premiadas para adultos.
Formada em Pedagogia, com ênfase em Orientação Educacional pela UNINCOR, Três Corações.
Participou de vários concursos nacionais e locais, ganhando o Concurso João de Barro de Belo Horizonte com o livro infantil “Giramundo”, recebeu a premiação no Palácio das Artes em Belo Horizonte - MG. E o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) com o livro infantil “Liga pra mim”, recebendo o troféu de melhor autora infantil no Memorial da América Latina em São Paulo, capital. Possui poesias publicadas em várias Antologias Poéticas inclusive Antologia de Literatura Internacional – Del Secchi, pela Editora Alba em Varginha/MG.
Livro Quintais - Prêmio Nacional da Poesia Escrita e Falada de Varginha-MG.
Foi palestrante do Encontro Lê de Educadores em Belo Horizonte recebendo o certificado de participação com a palestra: O Autor de Literatura Infantil. Recebeu o certificado pela palestra “Vivendo a arte poética” na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli – Universidade do Vale do Sapucaí. Possui o diploma “Galo de Ouro”, consagração Pública de pesquisa popular realizada pelo Jornal Panorama, Baependi Sul de Minas Gerais. “Destaque Cultural pelo Jornal Sul Mineiro”, Baependi Sul de Minas Gerais e o Título de Princesa das Escritoras Brasileiras pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, por ter obtido 196.800 votos no Concurso Nacional de Literatura Brasileira. Sempre participou do festival Cante e Conte na cidade de Baependi/MG.
Guiomar é membro fundador da Academia Caxambuense de Letras, membro da Academia Poços-Caldense de Letras e pertence também à Sociedade Mineira dos Poetas Vivos e afins do Rio Grande do Norte, Natal, membro da Associação Cultural de Caxambu e Agentes da Cultura de Itanhandu-MG.
|
ANTOLOGIA DEL SECCHI, 2005 Volume XV, Exemplar da biblioteca de Antonio Miranda, doação do amigo (livreiro) Brito,
Brasília, novembro de 2024.
Deixo para a vida ANTOLOGIA DEL SECCHI, 2005 Volume XV, Rio de Janeiro: 328 p. 14 x 21 cm ISBN 85-8649-14-3 No. 10 231
Exemplar da biblioteca de Antonio Miranda, doação do amigo (livreiro) Brito, Brasília, novembro de 2024.
LEGADO
Deixo para a vida
as árvores que tive,
os livros que plantei
e os filhos que escrevi.
LUA
Desperdicei muitas luas cheias,
cheias de amores minguantes.
ORQUÍDEA RARA
Já fui planta simples,
dessas fáceis de cuidar.
Uma Maria Sem Vergonha
sorrindo em qualquer canto,
em qualquer lugar.
Hoje, sou Orquídea Rara.
É preciso que me entendam,
se querem me cultivar.
E sob um olhar mais que atento
floresço uma vez por ano e olhe lá.
*
VEJA e LEIA outros poetas de MINAS GERAIS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/minas_gerais.html
Página publicada em dezembro de 2024
|